J.D. & Santiago
2007
230 m3/dia
Local
Malveira
Categoria
Lacticínios
Tecnologias
- Osmose Inversa
- Filtração
- Desinfecção
- Doseamento e Controlo
Local
Categoria
Tecnologias
A primeira E.T.A. foi concebida para lidar com níveis elevados de ferro do aquífero da JD, e compreendia a adição de coagulantes, floculantes, agitação, filtração em areias, adsorção em carbono activado, descalcificação e desinfecção final, com produção de 115 m3/d. Os resultados obtidos foram assinaláveis, com redução do teor de ferro de 7 mg/L para níveis vestigiais, inferiores a 0,2 mg/L.
Em 2006, a JD desafiou a Aquabios a elevar a qualidade da água para um novo patamar de qualidade, concretizado com a instalação de uma unidade de osmose inversa com produção de 115 m3/d, aproveitando a E.T.A anterior como polimento e reforçando a filtração em areias com uma unidade BMFP-LA.
O controlo microbiano foi também convertido, tendo ficado a cargo de um gerador de dióxido de cloro Legiozon.
Felizmente, a capacidade produtiva da JD duplicou e as suas necessidades também. Em 2007 foi concluída a nova E.T.A, agora preterindo a etapa de coagulação/floculação a favor de um sistema BMFP-LA desferrizador e adsorção em carbono activado. Esta etapa condiciona toda a água bruta antes desta entrar em cada uma das duas linhas de osmotização, perfazendo um caudal diário de água tratada de 230 m3.